Destaques
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Terapeuta não é conselheiro
Por que muitas pessoas não gostam de terapia?
É muito comum ouvir de pacientes e conhecidos “não gosto de terapia, já tentei e não deu certo”. Pessoas que relatam frustrações ao tentar um acompanhamento com psicólogo ou psicanalista. Queixam de que “só fico falando”, “ele não me diz nada”, “já tem dias que vou e até agora não resolveu nada”. Pessoas que buscam uma revelação fantástica, uma “explosão mental reveladora”, como um despertar imediato para sua cura, algo místico.
Sim, pode ocorrer de não termos uma boa sintonia com o terapeuta, independente da qualidade profissional dele, muitas vezes a relação não funciona. Pode ocorrer também de termos tido uma experiência com um profissional despreparado. Mas acredito que muitas das vezes este sentimento ocorre por uma expectativa gerada pelo que achamos que deveria ser uma terapia.
Quando me refiro à psicoterapia, estou citando tanto a psicologia quanto a psicanálise (entenda a diferença neste post: Psi o que?).
Quando recebemos um conselho de alguém, ouvimos orientações de como lidar com alguma situação. Geralmente buscamos alguém em quem confiamos, contamos nossas angústias, demandas, preocupações, e esta pessoa nos dá sua visão de como lidar com estes casos. Sim, os conselhos são muito válidos, principalmente se ouvimos alguém com mais experiência em determinado assunto, alguém em quem vemos valores que prezamos. Porém, quem aconselha nos passa o modo em que ela resolveria tal situação, ou seja, sua visão de mundo, seu modo de reagir, agir, pensar. Essa pessoa não é você, não sente suas dores, não entende o modo que você vê o mundo, e em alguns casos, nem se dá ao trabalho de entender, quando pode ocorrer algum julgamento ou cobrança sobre suas questões, ou respondendo com pressa e impaciência. Quem nunca tentou desabafar e ouviu uma “solução mágica”, que nos fez sentir até pior? E mesmo quando recebemos um conselho com muito carinho e boas intensões, a chance de não ajudar é enorme.
Este não é o papel dos psicoterapeutas. Psicoterapeutas não são conselheiros, eles não vão lhe dar soluções, não vão lhe dar respostas fáceis, fórmulas mágicas para resolver sua vida. Porque as respostas não estão nos outros, e sim em você. O psicoterapeuta é um profissional capacitado para te ajudar a ver suas próprias respostas, a achar o caminho na confusão que criamos em nossa mente. Vemos o mundo sob a óptica de nossos sintomas, uma visão distorcida, nublada, enviesada por nossas angústias. Isso nos coloca em comportamentos repetitivos, tanto mentais quanto comportamentais. Criamos labirintos para nós mesmos, porque esses labirintos ajudam a segurar “os minotauros” do nosso inconsciente que não damos conta de lidar sozinhos. Então o psicoterapeuta é a lanterna que nos ajuda a iluminar este labirinto, este caos mental, para nós mesmos acharmos nosso próprio caminho.
E o trabalho do psicoterapeuta não é imediato, não é óbvio ao paciente. É muito comum achar que “não está resolvendo nada”, ouvirmos “eu só vou lá e falo e falo, tem vezes que só fica me olhando e não resolve nada”. Porém, muitas vezes só este “falar” sob os olhos de um terapeuta pode ter efeito. E cada linha terapêutica trabalha de um modo, algumas interagem mais que as outras, mas em todas elas, quem tem que falar mais é o paciente e não o profissional. Por fim, muitas vezes só percebemos que está sendo efetiva quando olhamos para trás, como estávamos há meses, quando iniciamos o processo, aí percebemos que sim, a terapia teve efeito.Então, se você busca alguém que lhe dê respostas para sua vida, irá se frustrar com a psicoterapia. Mas tenha consciência dos riscos à sua saúde mental se você buscar tratar alguma questão psicológica, alguma angústia, alguma dor com quem não é um psicoterapeuta sério, preparado e responsável. Pois quando estamos sofrendo somos vulneráveis, estamos desprotegidos mentalmente, e uma palavra mal dita pode machucar ainda mais a nossa mente. Por isso devemos ter muito cuidado com o profissional que buscamos.
Eu sempre digo, a psicoterapia é uma das ferramentas mais incríveis já criadas. Acredito que todo mundo deveria fazer psicoterapia, antes mesmo de adoecer, para se conhecer, se preparar para o mundo. Lidar com nossas angústias nos prepara para uma vida melhor.
E se há um bom conselho que podemos ouvir das pessoas que confiamos, é o de uma boa indicação de um psicoterapeuta.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos