Qual a diferença entre psiquiatra, psicólogo, psicanalista e psicoterapeuta?
Psyché vem do grego e significa "alma". Alma, neste contexto, difere da visão religiosa, de espírito. Para Aristóteles, em seu tratado Da Alma, o primeiro estudo sistemático da Psyché, a alma é a fonte das atividades próprias de cada ser vivo e, no caso do ser humano, envolve o pensar e compreender. Podemos entender essa visão da alma, numa linguagem mais atual, como a mente humana.
Psicologia, o “estudo da alma”
A psicologia nasceu como ciência no século XIX, quando surgiram diversos estudiosos, teóricos e práticos, da mente humana. Essa ciência trata dos processos mentais e comportamentais e sua interação com o meio em que vivemos. O foco é no indivíduo, no modo em que ele interpreta e vivencia seus pensamentos, experiências e relações.Para se tornar psicólogo, é preciso cursar uma faculdade de Psicologia.
Além da clínica, o psicólogo pode atuar em hospitais, em recursos humanos em empresas, com orientação vocacional, além de psicologia jurídica, esportiva, neuropsicologia...
A prática terapêutica pode utilizar abordagens específicas, como terapia cognitivo-comportamental, analítica ou humanista, cada uma disponibilizando ferramentas próprias ao processo de tratamento do paciente.
Wilhelm Wundt, foi um médico e filósofo alemão, um dos criadores da psicologia como ciência Psicanálise, a “análise da alma”
A psicanálise é fruto do trabalho de Sigmund Freud, médico austríaco, iniciado no final do século XIX. Entende que a mente humana é, em grande parte, determinada pelo inconsciente, que é a parte da nossa mente em que não temos acesso. Questões do inconsciente podem se manifestar no nosso consciente de forma patológica, e é aí que entra o trabalho do psicanalista. Através da escuta, ele busca “pescar” os sinais que o inconsciente apresenta, auxiliando o paciente na identificação de questões reprimidas e que podem ser a origem de angústias e adoecimento mental.A formação em psicanálise não é uma graduação isolada, ou seja, não há faculdade de psicanálise, e pode ser feita por profissionais que possuem curso superior, como psicólogos e médicos.
Tanto a psicanálise quanto a psicologia são consideradas psicoterapias.
Sigmund Freud, médico neurologista e psiquiatra austríaco, pai da psicanálisePsiquiatria, a “cura da alma”
Psiquiatria é uma especialidade médica que abrange, além de ferramentas da psicologia e psicanálise, conhecimentos de neurologia e farmacologia. Cada vez mais, a Psiquiatria vem utilizando, da neurociência, o entendimento de circuitos cerebrais para compreender e tratar as demandas do paciente. A psiquiatria, diferente das áreas que discutimos acima, pode utilizar medicamentos no processo terapêutico dos sofrimentos da mente. Porém, um bom psiquiatra não deve se limitar apenas à prescrição medicamentosa, e sim ao paciente como um todo.
Apesar das diferenças, as três áreas têm como objetivo o cuidado da psyché humana, a nossa mente, e o sucesso terapêutico vem com mais facilidade e efetividade quando trabalhado em conjunto.